O QUE É UM SANGUE RARO?
Nos nossos glóbulos vermelhos existem moléculas que podem estimular o sistema de defesa do organismo produzindo anticorpos. Portanto, se as moléculas do doador e do paciente são diferentes, o paciente pode produzir anticorpos destruindo os glóbulos vermelhos recebidos na transfusão.
Existem moléculas presentes em quase 100% da população (na ilustração são os triângulos azuis), porém alguns indivíduos não possuem estas moléculas. Assim, estes indivíduos possuem um sangue raro.
A quantidade de doadores com sangue raro é muito baixa, em torno de 1 a cada 1.000 doadores. Por isso, quando um paciente com sangue raro necessita de transfusão, precisamos encontrar um doador com o mesmo tipo sanguíneo raro que o paciente. A busca de um doador compatível é muito difícil, leva muito tempo e em alguns casos nenhum doador é encontrado.
Por isso, se você foi identificado com um sangue raro e for convidado a doar sangue para algum paciente, saiba que a sua doação é extremamente importante e na maioria dos casos você é o único doador compatível com aquele paciente que está dependendo da transfusão de sangue.
PORQUE DOAR NA COLSAN?
A identificação de alguns tipos de sangue raro não é possível nos testes realizados normalmente no banco de sangue, sendo necessárias técnicas avançadas que são restritas a alguns centros de hemoterapia.
Hoje, a COLSAN possui um programa de busca de sangue raro e um cadastro dos doadores. Vale ressaltar que este sangue estará disponível ao Sistema Único de Saúde (SUS), estando, portanto, disponível para toda população.
QUANDO UM DOADOR COM SANGUE RARO DEVE DOAR?
A doação é livre, mas nós entraremos em contato por telefone quando um paciente com o mesmo sangue raro que o seu precisar de transfusão. Por isso, é muito importante manter os seus contatos sempre atualizados. Pedimos que qualquer alteração de endereço ou telefone seja comunicado através do telefone: (11) 97316-7212 (WhatsApp) ou e-mail: [email protected].
Agradecemos muito a sua atenção, sua disposição em ajudar o próximo e a salvar vidas. Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.