Novembro Azul

Dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial do Diabetes e dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Ambas as datas usam a cor azul para as campanhas de conscientização. Por isso, novembro é considerado o mês do azul. 

O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.

Diabetes

O diabetes é uma doença crônica grave, que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o corpo não usa eficazmente a insulina que produz. Existem três tipos principais de diabetes: diabetes tipo 1, que é o mais frequente entre crianças e adolescentes; diabetes tipo 2, que é o mais frequente entre os adultos e está ligado à obesidade ou excesso de peso, falta de atividade física e má nutrição; e o diabetes gestacional que é uma complicação da gravidez que afeta aproximadamente 10% das gestantes globalmente. O diabetes de tipo 2 representa cerca de 90-95% dos casos, e esta enfermidade pode ser evitada através da redução dos principais fatores de risco: (a) excesso de peso e obesidade, o que contribui para 44% dos casos; (b) inatividade física, que contribui com 27% dos casos; e outros fatores de risco como o tabagismo, abuso de álcool, história familiar e fatores desconhecidos (33%).

Prevenção

A maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, e é, portanto, passível de prevenção.

Prevenção individual – A obesidade e o excesso de peso são os principais fatores de risco para diabetes tipo 2, que afeta de 90 a 95% das pessoas com diabetes. Manter um peso saudável e estilo de vida baseado em uma alimentação saudável e atividade física regular pode prevenir muitos casos de diabetes tipo 2.

Para as pessoas que já têm diabetes, é importante manter um nível de glucose adequado no sangue, a fim de prevenir ou retardar complicações crônicas como a cegueira, neuropatia, doença renal ou insuficiência vascular periférica, que podem conduzir a amputações de membros, entre outras sequelas.

Sintomas

Perda de peso considerável sem dieta ou exercício físico, sede permanente, vontade constante em urinar, feridas que demoram a cicatrizar, fome frequente, formigamento nos pés, furúnculos, infecções frequentes como de urina e pele, alterações visuais como turvamento da visão e desânimo podem ser sintomas de diabetes. “Estima-se que até 2030 cerca de 330 milhões de pessoas no mundo terão diabetes. Desse total, 90% serão do tipo 2 e cerca de 10% do tipo 1. O diabetes é uma doença silenciosa”, disse o endocrinologista da Unicamp e presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) Walter Minicucci.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é o tumor, exclusivo do sexo masculino, mais frequente ficando atrás apenas dos tumores de pele e é o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente, pois a doença não apresenta sintomas na fase inicial. Homens com história familiar de câncer de próstata, afrodescendentes, sedentários e acima do peso ideal devem iniciar a prevenção mais precocemente, a partir dos 45 anos de idade, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Quando diagnosticado precocemente as chances de cura do câncer de próstata são de aproximadamente, 90%.

Fonte: novembrozul.com.br , fcm.unicamp.br, www.paho.org

×

Caro, doador.

Clique abaixo e envie suas dúvidas pelo WhatsApp ou envie um e-mail para [email protected].

× Dúvidas? Clique aqui!