julho amarelo JULHO AMARELO

 

Em 2010, foi instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde, o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais a ser comemorado em 28 de Julho.

Seguindo a linha do mês “Outubro Rosa”, “Novembro Azul”, o “Julho Amarelo” visa a conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. Possuem distribuição universal e observam-se diferenças  regioais na ocorrência e magnitude destas em todo mundo variando de acordo com o agente etiológico.

O Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhões de brasileiros portadores do vírus da hepatite C e 756 mil portadores do vírus da hepatite B, sendo que muitos não sabem que têm estes vírus.

Saber que se tem a doença é o grande desafio, por isso a recomendação de realização dos testes para as hepatites B e C, com o objetivo de fazer o diagnóstico o mais precocemente.

Várias atividades acontecerão no Estado de São Paulo para comemorar o Julho Amarelo, por iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde e dos municípios.

O Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de  Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP realizará as seguintes atividades:

Dia 17 de julho de 2017 das 10 às 15 horas será realizado evento comemorativo na Casa das Rosas-Av.  Paulista, 37 oferecendo aconselhamento, teste rápido para as hepatites B e C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD) da Secretaria de Estado da Saúde (SES)- SP em parceria com o Programa Estadual de DST HIV/Aids-CCD-SES-SP, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e conta com o apoio da Secretaria da Cultura.

Nos dias 20 e 21 de julho de 2017 das 9 às 16 horas será realizado o evento “Fique Sabendo” no Palácio do Governo, oferecendo teste rápido para as hepatites B e C, sífilis e HIV, aconselhamento, atividades de prevenção e esclarecimentos para os colaboradores. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais-CVE-CCD-SES-SP em parceria com o Programa Estadual de DST HIV/Aids-CCD-SES-SP e os Departamentos Médico e de Recursos Humanos do Palácio do Governo.

Dia 25 de julho de 2017 das 8 às 14 horas será realizada a “Jornada do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais B e C”, no Centro de Convenções Rebouças- Av. Rebouças, 600 que reunirá cerca de 200 profissionais das áreas clínica e de saúde pública interessados em hepatites virais para um amplo debate de questões envolvidas em assistência, prevenção e vigilância epidemiológica. Esse evento é organizado e coordenado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais-CVE-CCD-SES-SP.

Dia 27 de julho de 2017 das 9 às 15 horas evento de testagem no Terminal Metropolitano Jabaquara- Plataforma A oferecendo aconselhamento, teste rápido para as hepatites B e C e atividades de prevenção e esclarecimento para a população. Esse evento é organizado pelo Programa Estadual de Hepatites Virais- CVE-CCD-SES-SP em parceria com o Programa Estadual de DST HIV/Aids-CCD-SES-SP, a SBI e conta com o apoio da EMTU-Secretaria de Transportes Metropolita nos.

Fonte: http://www.saude.sp.gov.br/cve-centro-de-vigilancia-epidemiologica-prof.-alexandre-vranjac/