"O que você pode fazer?Doe sangue. Doe agora. Doe regularmente.”



O dia mundial do doador de sangue, instituído pela organização Mundial da Saúde em 2004, tem como objetivo promover a consciência da necessidade de sangue e seus derivados e agradecer aos doadores pela sua  generosidade em não apenas salvar vidas como ajudar as pessoas a viver uma vida mais longa e produtiva.
 
É celebrado em vários países no dia 14 de junho, aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel por sua  descoberta e classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO e descoberta do fator RH.
 
 O tema deste ano tem foco na doação de sangue durante emergências, quando a demanda por transfusões de sangue aumenta, bem como o interesse da população em ajudar. É por isso que o slogan deste ano é "O que você pode fazer? Doe sangue. Doe agora. Doe regularmente".
 
As transfusões de sangue são um componente essencial dos cuidados médicos de emergência. O suprimento adequado de sangue durante esses momentos requer um serviço de transfusão bem organizado, que só pode ser assegurado com a colaboração de toda a comunidade e com uma população comprometida com doações voluntárias não remuneradas ao longo do ano.
 

Fonte: WHO