- Detalhes
- Publicado em 13/06/2017
O dia mundial do doador de sangue, instituído pela organização Mundial da Saúde em 2004, tem como objetivo promover a consciência da necessidade de sangue e seus derivados e agradecer aos doadores pela sua generosidade em não apenas salvar vidas como ajudar as pessoas a viver uma vida mais longa e produtiva.
É celebrado em vários países no dia 14 de junho, aniversário de Karl Landsteiner, ganhador do Premio Nobel por sua descoberta e classificação dos grupos sanguíneos, sistema ABO e descoberta do fator RH.
O tema deste ano tem foco na doação de sangue durante emergências, quando a demanda por transfusões de sangue aumenta, bem como o interesse da população em ajudar. É por isso que o slogan deste ano é "O que você pode fazer? Doe sangue. Doe agora. Doe regularmente".
As transfusões de sangue são um componente essencial dos cuidados médicos de emergência. O suprimento adequado de sangue durante esses momentos requer um serviço de transfusão bem organizado, que só pode ser assegurado com a colaboração de toda a comunidade e com uma população comprometida com doações voluntárias não remuneradas ao longo do ano.
Fonte: WHO