A COLSAN tem também investido em atividades de pesquisa em diversas áreas, incluindo linhas de pesquisa nas áreas de Imunohematologia e Sorologia. Como resultado desta iniciativa, a COLSAN tem consolidado a sua participação em congressos de importância nacional (HEMO – Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia) e internacional (Congressos da AABB - American Association of Blood Blanks e da ISBT – International Society of Blood Transfusion) com a apresentação de trabalhos científicos. Além dos trabalhos apresentados em congressos, a COLSAN tem buscado também se consolidar nas atividades de pesquisa, através da publicação de artigos científicos.

Entre as linhas de pesquisa em andamento, citamos algumas abaixo:

  • Genotipagem de grupos sanguíneos

Desde o início de 2011, a Colsan tem investido na implantação de técnicas de genotipagem complementar ao laboratório de Imuno-hematologia, com o objetivo de desenvolver procedimentos mais seguros para transfusão e de cadastrar portadores de sangues raros.

Através desta iniciativa, a instituição tem mapeado doadores raros, com a finalidade de proporcionar à população um banco de hemácias raras. Todo esse esforço tem também impulsionado a pesquisa no campo da imuno-hematologia e proporcionado maior segurança às transfusões e melhor assistência aos pacientes com fenótipos raros, aos pacientes aloimunizados e àqueles que necessitem de transfusões crônicas, como os pacientes com anemia hemolítica.

Este avanço na área de imuno-hematologia molecular deu origem a vários projetos de pesquisa, dos quais citamos a identificação de alelos raros em doadores de sangue para a constituição de um banco de sangue raro, a determinação da freqüência dos alelos RHD fraco, RHD parcial e RHD*Del em doadores de sangue, o desenvolvimento de protocolo de genotipagem, a identificação de variantes RHCE em pacientes e doadores de sangue.  Além disso, foram desenvolvidos protocolos de genotipagem de antígenos de grupos sanguíneos utilizando a técnica de SNaPshot que são utilizados na rotina.