LABORATÓRIO DE TERAPIA CELULAR

  O laboratório de Terapia Celular conta com uma estrutura de sala limpa e equipamentos que atendem as normas ISO 7. Esta estrutura permite o manuseio de células com finalidade tera-pêutica. Atualmente, além do desenvolvimento de pesquisas científicas, este laboratório é utilizado para congelamento de células hematopoiéticas para uso em transplantes autólogos, visando posterior recuperação da hematopoese após regimes de quimioterapia mieloblativa.
 
 Este laboratório utiliza técnicas de criopreservação que garantem a integridade das células criopreservadas que podem ser  obtidas por coleta periférica em procedimentos de aférese ou por punção medular.
 
 O laboratório de Terapia Celular também possui um Citômetro de Fluxo FACS CANTO II-BD e uma sala de criopreservação:  

imagem
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      
 
 
 
  •  Citometria de Fluxo: permite, através da detecção óptico-eletrônica, a análises de múltiplos parâmetros, incluindo características físicas e/ou  químicas de uma simples célula, bem como quantificar citocinas em meios de cultura, soros e plasma. Esse laboratório está preparado para  a prestação de serviços para clientes externos.    
 
  • Sala de Criopreservação: composta por dois freezers -80ºC para armazenamento das células hematopoiéticas para uso em transplantes autólogos e de DNA e dois containers de nitrogênio líquido o qual armazena as alíquotas de hemácias raras congeladas utilizadas na resolução de casos complexos de imunohematologia.